-
Arquitetos: Pablo Padin Arquiteto
- Área: 550 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Pablo Aleksitch Padin
-
Fabricantes: Cosentino, Alcoa, Deca, Elemento V, Guardian Glass, Indusparquet, Neorex, Palimannan, Portobello, reka iluminacao
Descrição enviada pela equipe de projeto. A intenção expressa neste projeto de residência unifamiliar é de promover o encontro entre os membros da família que habitará o local. O primeiro andar é visualmente aberto a todo o terreno e possui planta livre, com grandes vãos, proporcionados por uma estrutura de laje nervurada nas duas direções, na qual foi utilizado sistema de fôrmas para estrutura em concreto armado, inusitado para obras residenciais. Os espaços são sempre generosos e flexíveis. Permitem diferentes layouts, para as mais diversas ocasiões da família em crescimento.
O segundo pavimento contempla as áreas íntimas da família e os quartos de dormir. Este pavimento se utiliza da laje como uma "bandeja" estrutural e possui ambientes executados em alvenaria armada, dispostos sobre a laje em concreto. As lajes são do tipo prel, sistema construtivo de tradição muito arraigada no Brasil, de fácil transporte e execução na obra. A intimidade é proporcionada por banheiros com poços de iluminação e ventilação e a sala intima possui fechamento em elementos do tipo “cobogó”. Além de sombrear e dar privacidade ao uso desse ambiente, cria inusitado desenho na fachada, que parece pontilhada por pequenas aberturas.
A cobertura plana é impermeabilizada com manta polimérica. Neste pavimento, desenvolvem-se áreas técnicas da casa e poços de iluminação dos banheiros. A grande área plana abriga os sistemas de aquecimento solar de água de uso da casa e da piscina. A casa é coroada com um volume escultórico elevado e transparente, revestido em inox, onde estão instaladas as caixas d'água e os boilers, proporcionando pressão adequada de coluna d'água nos banheiros. Esta solução presta uma homenagem ao modernismo paulista e suas caixas d`água executadas em concreto.